top of page

Resistência e Revolução: a Realidade das Mulheres Ciganas


Fotografia de Sónia Matos no Jornal Diário do Distrito, autor desconhecido

Partilhamos o importante testemunho de Sónia Matos, numa entrevista conduzida por Ana Cristina Pereira, no Jornal Público. No decorrer da entrevista, Sónia Matos, atual Presidente da AMUCIP - Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas, relata de forma reveladora as persistentes barreiras enfrentadas pelas mulheres ciganas em Portugal, face aos estereótipos profundamente enraizados.


Partindo da sua própria jornada pessoal, compartilha experiências que proporcionam um olhar íntimo sobre a vida e as condições das mulheres ciganas.


A entrevista destaca o progresso contínuo que está a ser alcançado e que se mantém, numa autêntica revolução.


Além disso, Sónia aborda os desafios enfrentados atualmente pelas associações ciganas e destaca as suas reivindicações e perspetivas quuanto à recém-apresentada Estratégia Nacional para a Integração das Comunnidades Ciganas (ENICC).


Destaca a necessidade crucial da aprovação do estatuto de carreira para mediadores, a contratação de pelo menos 150 mediadores escolares, a reestruturação curricular para a inclusão da história e cultura cigana e a expansão do programa de bolsas Roma Educa, para apoiar alunos ciganos do 3º ciclo e secundário.

Leia a entrevista na íntegra, no link acima. Link da fotografia - https://diariodistrito.pt/saimos-do-contexto-daquilo-que-e-esperado-de-uma-mulher-cigana/

bottom of page